fbpx

Leia o artigo da equipe do +Amigos Club e saiba mais sobre o passeio pela região de Petrópolis Imperial.

Localizada na Serra Fluminense, Petrópolis teve um papel importante na história do Brasil. Destino de veraneio da família imperial e dos primeiros presidentes da República, a cidade acumulou um rico patrimônio histórico e arquitetônico, com construções bem preservadas que datam do século XIX e do início do século XX. Atualmente, ela é conservada como um local histórico, disponibilizando passeios que remontam à Petrópolis Imperial, parte integrante de um dos dos programas do +Amigos Club.

Os palacetes do século XIX da região da Petrópolis Imperial chamam a atenção pela beleza arquitetônica e pelo bom nível de conservação. Muitos viraram pontos turísticos, enquanto outros foram adaptados na forma de hotéis, prédios oficiais da prefeitura e comércio. Porém, sem dúvida, o grande destaque é o próprio palácio de verão de D. Pedro II, hoje Museu Imperial.

O museu de Petrópolis apresenta-se em estilo neoclássico, tem um acervo riquíssimo do Brasil Império e não deve nada a museus europeus do mesmo porte. Aberto na década de 1940 por decreto de Getúlio Vargas, ele recria alguns cômodos usados pela família imperial com móveis e objetos originais e ainda tem em exposição itens como a pena usada pela Princesa Isabel para assinar a Lei Áurea, as coroas de D. Pedro I e D. Pedro II e as vestes monárquicas, além de cartas, jóias e pinturas.

Programa do + Amigos Club relacionado a esse artigo:
 
Petrópolis Imperial – Dia 29/01/2020