fbpx

Leia o artigo do +Amigos Club e saiba mais sobre o nosso passeio no Bananal e Fazendas de Café no Rio de Janeiro.

Fundada em 1783, Bananal é um município do Vale do Paraíba paulista, com fronteira com o Estado do Rio de Janeiro. A região sempre abrigou ricas fazendas de café, na época do Império. Com a decadência do café, estas fazendas passaram a produzir leite. Bananal viveu seu apogeu durante o séc. XIX nos áureos tempos do ciclo do Café. Nossa visita começa com um delicioso café da manhã na fazenda Boa Vista, uma das principais da região. Em seguida, conheceremos a belíssima fazenda Loanda, que possui uma grande quantidade de objetos escravocratas, louças, porcelanas e cristais, em uma visita com um guia especializado no roteiro.

Esse é um local que nos faz voltar no tempo! Logo após, no centro de Bananal, conheceremos a Praça Central, com a Igreja Matriz. O artesanato típico da região, com artigos de crochê, fuxico, além de doces de compotas, despertam nossos sentidos. O almoço, típico da região e com muitos doces caseiros, será na Fazenda dos Coqueiros, um mergulho na história que revela os segredos dos barões e sua rotina com os escravos na época. Ao final do circuito retornaremos ao Rio de Janeiro cheios de curiosidades para contar.

De acordo com muitos visitantes, Bananal é o típico lugar ideal para um fim de semana, com clima tranquilo de cidade do interior. Com um Centro Histórico, localizado na praça da matriz, a cidade oferece lindos casarios coloridos nas ruazinhas ao redor da praça. Uma das principais construções é a Pharmácia Popular, a farmácia mais antiga do Brasil, inaugurada na primeira metade do século 19. Além desta, a Estação Ferroviária, construída por fazendeiros para facilitar o escoamento da produção de café até os portos do Rio de Janeiro, também se destacam como importante ponto turístico.

Programa do + Amigos Club relacionado a esse artigo:
 
Bananal e as Ricas Fazendas de Café – Dia 21/03/2020